Os benefícios de enxergar o lado positivo - Rafael Baltresca

INSIGHTS

Os benefícios de enxergar o lado positivo

by  Rafael Baltresca

O otimismo não é bem visto entre algumas pessoas mais realistas. Dizem que é melhor ver as coisas do jeito que são para não se decepcionarem depois. O realista, então, não seria um pessimista? Ver o mundo do jeito que ele é, nu e cru, limita o ser humano. Fomos criados para sonhar, não devemos ficar presos à realidade e contentar-nos com o jeito que está.

Problemas existem para pessimistas e otimistas, mas, somente os otimistas conseguem resolvê-los de uma forma mais branda e, transformam a realidade em algo mais agradável.

Tempo de leitura: 7,5 minutos

Tradução livre no original “The Benefits of Looking on the Bright Side: 10 Reasons to Think Like na Optimist” escrito por JESSICA CASSITY. http://bit.ly/BeneficiosOtimismo

Ter uma disposição alegre pode influenciar mais do que apenas o seu humor. “Pessoas que são mais otimistas estão mais comprometidas com os seus objetivos, mais bem-sucedidas, satisfeitas com suas vidas e têm uma saúde mental e física melhor, quando comparadas a pessoas mais pessimistas”, diz Suzanne Segerstrom, PhD em psicologia na Universidade de Kentucky.

Pesquisas apontam que pessoas tendem a ser otimistas por natureza, mas, e se você é naturalmente pessimista? Fortaleça seu senso de esperança: O truque é agir como uma pessoa otimista, mesmo se você não se sentir particularmente esperançoso. “Se você acha que o futuro pode ser positivo, você vai estar mais disposto em colocar tempo e energia para que isso aconteça”, diz Segerstrom. Por ser engajado e persistente, mesmo que você não se sinta particularmente positivo, os benefícios do otimismo – como satisfação e saúde – logo irão aparecer. De fato, o provérbio do “copo meio cheio” pode compensar de várias maneiras inesperadas, como melhorar a sua experiência de trabalho para aprimorar suas relações e proteger sua mente e corpo.

optimism-619018_1920

Aqui estão 10 razões você pensar com otimismo:

1 – Otimistas sentem-se saudáveis

Se você pensa que o mundo é naturalmente bom e que a vida funcionará a seu favor, é mais provável que você avalie melhor sua saúde e senso de bem-estar. O melhor de tudo é que não importa onde você mora ou que língua você fala; essas estatísticas vieram de um estudo com mais de 150 mil pessoas que moram em 142 países diferentes. Porém, o otimismo não faz você apenas se sentir saudável – ele pode REALMENTE torná-lo mais saudável.

2 – Otimistas são mais saudáveis

Um estudo recente da Escola de Saúde Pública de Harvard descobriu que o bem-estar psicológico positivo, que inclui a autoaceitação e relações positivas com os outros, está ligado à melhoria da saúde do coração. No entanto, ter uma atitude otimista foi o comportamento ganhador entre os outros. Pessoas que tendem a olhar para o lado positivo têm menos problemas cardíacos, como doenças cardiovasculares. Os otimistas também têm melhores taxas de colesterol: em uma pesquisa com quase 1.000 homens e mulheres de meia-idade, aqueles que relataram altos níveis de otimismo, tinham taxas mais altas de triglicérides, ou seja, menos gordura no sangue.

3 – Otimistas são mais propensos a serem centenários

Se você espera viver bem na velhice, aumente suas chances de isso realmente acontecer. Uma análise de saúde e esperança de aproximadamente 100 mil mulheres, feita por pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, descobriu que em um período de oito anos, pessoas otimistas eram menos propensas a morrer por causas naturais do que os pessimistas.

4 – Otimistas ficam menos dias doentes

Será que a esperança pode te ajudar a ficar livre de doenças? Os resultados são promissores para esta pergunta. Em um estudo recente, Segestrom e seus colegas estudaram a relação entre otimismo e imunidade em estudantes do curso de direito no seu primeiro ano letivo. Quando um estudante estava mais otimista, ele tinha uma recuperação mais rápida das doenças do que durante os momentos em que estava menos esperançoso.

5 – Otimistas são menos propensos a “surtar” no dia-a-dia

Por natureza, pessoas otimistas não se preocupam com coisas pequenas. Essas foram as descobertas de um estudo realizado na Universidade de Concordia, no Quebec. Os otimistas não só produzem menos cortisol – o hormônio do estresse – durante tempos de desgaste mental, mas também não experienciam a percepção do stress nesses momentos.

excellence-excellent-fingers-193821

6 – Otimistas têm os melhores encontros românticos

Relações amorosas se beneficiam com disposições positivas: pessoas otimistas e seus parceiros tendem a ser mais felizes que casais pessimistas. Essa teoria foi testada na Universidade de Oregon, onde os pesquisadores descobriram que o aumento da felicidade era verdadeiro independentemente se ambos ou apenas um dos parceiros fosse identificado como otimista.

7 – Otimistas trabalham melhor

As pessoas que veem o copo meio cheio tendem avaliar seus trabalhos como mais satisfatórios do que aqueles que não. Um estudo da Universidade do Kuwait descobriu que as pessoas mais otimistas também eram mais felizes em seus trabalhos e reclamavam menos do mesmo; o oposto era verdadeiro para os pessimistas.

8 – Otimistas obtêm mais ofertas e promoções de emprego

Um olhar positivo é tão importante quanto um currículo bem feito quando se trata da procura de emprego. Um estudo da Universidade Duke acompanhou um grupo de graduados em MBA (Master Business Administration) à medida que se inseriam no mercado de trabalho. Aqueles que acreditavam que as coisas boas lhe aconteceriam, tinham mais facilidade em encontrar emprego do que aqueles que tinham olhares menos esperançosos. A mesma universidade estudou que ter esse otimismo é uma grande força para ser feliz no trabalho, pois as pessoas que o tem, tendem a ganhar salários iniciais mais altos e são promovidos com maior frequência do que as pessoas pessimistas.

9 – Otimistas são melhores virar o jogo da vida

Quando a vida dá limões, pessoas otimistas são mais propensas a fazer uma bela limonada. Essas foram as conclusões de uma pesquisa feita com jovens universitários na Austrália. Os estudantes que estavam mais otimistas sobre sua transição para sua vida universitária apresentaram menos estresse, ansiedade, incerteza, e tiveram um primeiro ano de sucesso, no geral.

10 –  Otimismo forma melhores atletas

Pessoas otimistas não necessariamente têm mais massa muscular ou maior habilidade atlética do que os pessimistas, mas o que eles têm é esperança. Em um estudo de coautoria de Martin Seligman, PhD, diretor do Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvânia, um grupo de nadadores foi instruído a nadar o mais rápido possível de um ponto a outro e receberam um resultado falso do tempo de nado – em um deles até foi acrescentado vários segundos.

Os nadadores otimistas usaram esse feedback negativo para se motivarem a fazer um tempo melhor no próximo nado; os pessimistas tiveram um desempenho pior que o da primeira vez.

 otimista

Ser otimista ainda parece uma má ideia? Tente aplicar na sua vida um pouco dos conhecimentos divididos aqui. Deixe um comentário e compartilhe esta ideia.


Deixe seu comentário

Rafael Baltresca

Rafael Baltresca é palestrante, facilitador e hipnólogo corporativo. Atua desde 2004 como conferencista dentro e fora do Brasil.
Secured By miniOrange