Vivemos em uma das eras mais caóticas e complexas da história. A internet permite que ações realizadas do outro lado do mundo impactem nossas vidas em instantes. São start-ups crescendo e dominando mercados, novas tecnologias acabando com empresas estagnadas e nunca foi tão urgente repensar a FRAGILIDADE que estamos expostos: em um estalar de dedos e tudo pode mudar.
Esta palestra tem como base o conceito antifrágil do filósofo, escritor e analista de riscos Nassim Taleb. Situações, processos e empresas frágeis sofrem grandes impactos com pequenas ações externas, mas, isto, você já sabia. Frágil é um castelo de cartas ou um copo de cristal. E o que menos queremos é que nossas organizações sejam, também, frágeis.
O X da questão é que cremos que o oposto de frágil seja “robusto”, mas é um ledo engano. O robusto se encontra-se apenas na metade do caminho.
Pessoas e processos robustos, quando sofrem impactos externos, não rompem, mas, mantém-se iguais a antes, como uma bancada de mármore ou uma parede de concreto.
Já o antifrágil, foco desta palestra, é conceituado por algo que se benificia da ação inesperada, do caos, da incerteza, de estruturas complexas e da instabilidade do sistema. É muito mais do que resistir a pressões externas, mas se aperfeiçoar, aprimorar e se engrandecer com problemas diários.
Esta palestra traz atitudes mentais e conceitos práticos para que o seu time pense de uma forma antifrágil, que reconheça as fragilidades do sistema em que estão inseridos muito antes do problema tornar-se realidade. Ser antifrágil é mais do que um conceito, mas viver uma filosofia ágil e preparada de inteligência mental, emocional e física.
A metodologia desta palestra baseia-se em teorias do ensaísta, matemático e renomado Best Seller Nassim Taleb. O autor é conhecido pelos livros “A lógica do Cisne Negro”, “O Antifrágil”, “Arriscando a própria pele” e diversos outros. O objetivo deste treinamento é trazer à consciência dos participantes uma forma diferente de enxergar problemas ocultos e pensar soluções rápidas e inovadoras. Rafael Baltresca se aprofundou no tema em 2018 e vem utilizando esses conceitos em sua vida pessoal e profissional, até mesmo para se proteger da crise de 2020. Esta foi a prova de fogo que validou a estrutura de pensamento antifrágil. Estruturas frágeis foram à ruína nos primeiros meses de 2020. Empresas, processos e pessoas antifrágeis, além de se blindarem, cresceram de forma assustadora durante a pandemia que vivemos. “Tentaram me enterrar, só não sabiam que eu era semente.” – Autor desconhecido
De 1h30min a 2h00min.
Você encontra a gente no e-mail [email protected]
Estamos também no WhatsApp: (11) 9.4184-3040