Dia das Mulheres

by  Rafael Baltresca

O primeiro vídeo é um trecho do filme Jojo Rabbit. Por mais que a forma que descrevem as habilidades femininas seja uma grande piada de mau gosto, infelizmente é assim que muitos homens reduzem a existência das mulheres; aqueles mesmos hipócritas que hoje distribuíram flores e galanteios a uma
dezena delas.


O segundo é uma fala da atriz Emma Watson no Fórum Econômico Mundial de 2015. O que me deixa emputecido é a obviedade que precisa ser gritada incansavelmente para, num santo dia, esta mensagem entrar e se enraizar na mente desta sociedade que tenta fingir viver sem o inconsciente veneno do machismo.

Pena que o dia de hoje sirva muito mais para enviar frases e coraçõezinhos pelo WhatsApp do que para seu verdadeiro propósito: refletirmos e criarmos coragem para ações diferentes, inteligentes e conscientes do valor único da mulher.

Uma coisa que não me entra na cabeça é o motivo de mulheres serem presenteadas com rosas neste dia 8 de março. Deveriam receber escudos e baionetas, porque, brigar contra tamanha imbecilidade e falta de consciência, não deve ser fácil, não.

Que esta luta por respeito e igualdade seja – logo – apenas parte da história. E que esta vergonha fique para trás junto com o preconceito racial, de orientação sexual e outros tantos e tantos que, hoje, somos obrigados a conviver.

E se você quiser entrar para esta luta, troque rosas e parabéns por ações respeitosas com sua esposa, mãe, filha, amiga, professora, cliente ou funcionária. Seja um líder de valor, respeito e humanidade.

Mulheres, se um dia, quiseram rebaixá-las, é porque sentiram-se acoados com tamanha grandeza.

À minha guerreira @patricia.pantaleao, à minha Luna e a todas as mulheres, minha sincera homenagem. Nesta luta, estou com vocês.

#EuSouBravo! Vocês, podem ser o que quiserem ser.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Baltresca (@baltresca) a

Please Activate the plugin.

Secured By miniOrange