O livro Creating magic, escrito por Lee Cockerell, um dos responsáveis pelo sucesso absoluto dos parques da Disney, é iniciado pela frase “It´s not the magic that makes it work; it´s the way we work that makes it magic”. Uma tradução aproximada seria “Não é a mágica que faz tudo isto funcionar; é a forma como nós funcionamos/trabalhamos que faz com que isto seja mágico”.
Esta frase pode nos ser útil para avaliarmos quão mágico/encantador tem sido nosso negócio.
É muito fácil nos perdermos na ilusão de que “o importante é o produto”, “o importante é entregar o que o cliente espera”, “o importante é ter um preço menor que o da concorrência”, “o importante é produzir mais em menos tempo”.
No fim das contas, o que realmente importa é que tudo, cada detalhe, seja mágico. Isso envolve preço, produto, promoção, praça, pessoas, prova física (experiência de compra) e o processo. Os famosos 7 Ps!
Pare por 2 minutos e pense nesta frase: “Não é a mágica que faz tudo isto funcionar; É a forma como nós funcionamos/trabalhamos que faz com que isto seja mágico”. Depois, tenha a sua empresa em mente e pergunte-se:
– É mágico como o cliente nos conhece?
– É mágico como o cliente descobre o que temos a oferecer?
– É mágico o atendimento que damos a ele?
– É mágica a sua experiência de compra?
– É mágica a entrega do produto ou serviço?
– É mágico o pós-venda?
– É mágica a forma como as pessoas se tratam dentro da empresa?
– É mágica a forma como os líderes tratam os outros?
Quais outros processos devem ser avaliados? Eles são mágicos?
Repense o seu negócio e inicie já uma política de criar mágica.