PHONE NUMBER :

+01 (977) 2599 12

EMAIL ADDRESS :

[email protected]

Pesquisar
Close this search box.

Feliz Dia do “Profeçor”!

Não há nada mais hipnotizante quanto a figura de um professor. No jaleco está sua capa, no giz, sua varinha mágica e na voz, profecias de encantos e maldições.
Deixando o misticismo de lado, hipnotizar é guiar, é rebaixar o nível crítico do outro e influenciar profundamente por meio de sugestões. E isto o professor faz muito bem – mesmo sem saber.
Com autoridade, confiança e uma pitada de medo, esta figura que aprendemos a obedecer, pode edificar ou destruir o aprendiz, que olha para cima e vê o mestre, difuso, no alto de seu patamar de sabedoria.
O grande problema é que POUCOS utilizam este poder de influência para REALMENTE ajudar o aluno a se desenvolver, a despertar seu poder criativo, autêntico, para repensar soluções e caminhos já trilhados. O que vemos são “mestres” obrigando seus pupilos a aprenderem o jeito “certo” e único de se fazer.
Hoje, 15/10, é dia do professor e, fazendo uma viagem no tempo, reencontramos nossos maiores medos e também imensas fortalezas desenvolvidas dentro de uma sala de aula.
Não vou “passar o pano” em uma profissão pseudoimaculada; é injusto generalizar. Há professores que serão as figuras mais importantes de sua vida, que vão “descer do salto” e te ajudar a ser forte, preparado e mais capaz do que eles próprios. Esses são os melhores mestres, os líderes, os amigos de uma vida. E também haverá aqueles que se colocarão acima de seu próprio ego, serão contaminados pelo veneno do poder e trarão podridão à sua horta, impedindo-a de frutificar.
A propósito, isto vale também para nossos outros professores: pais, mães, tutores, mentores, amigos verdadeiros e quem quer que depositemos nossa confiança. Eles são guias, também.
Infelizmente não é fácil avaliar a qualidade da liderança até chegarem os resultados, mas, aí, pode ser tarde demais.
Professor, O Poder é Seu! Deixe a capa de mago ali ao lado e lembre-se que uma atitude pode mudar o mundo – mesmo que o mundo de um só.
Nas palavras de um grande que passou por minha história, “Uma nação é transformada com suor, cuspe e pó de giz”.
Dedico este texto a todos os mestres que me fizeram ir além. Feliz dia do professor!
#DiadoProfessor #OPoderÉSeu

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest
SOBRE
RAFAEL BALTRESCA

Professor e palestrante desde 1999. Formado em Engenharia Eletrônica, iniciou sua carreira dando aulas de cálculo numérico e lógica de programação em escolas especializadas em reforço ao universitário.

ÚLTIMOS EVENTOS
PALESTRAS PRESENCIAIS E ONLINE