Realidade é o que você percebe - Rafael Baltresca

INSIGHTS

Realidade é o que você percebe

by  Rafael Baltresca

Quem nunca brincou de procurar animais, rostos ou objetos nas nuvens, utilizando os contornos para formar uma figura diferente, que atire a primeira pedra!

Mais do que um exercício para estimular a criatividade, essa brincadeira ilustra o título do presente artigo: a realidade é o que você percebe. Este afirmação também está em uma das páginas da Revista C.Vale (nov/15) como título de uma matéria sobre o meu trabalho. Na ocasião, participei do Seminário Motivacional da C.Vale, em Palotina, apresentando a minha palestra “O poder é seu”. Como de costume, utilizei a hipnose para demonstrar o poder que há em nossa mente e como a nossa percepção sobre a realidade pode ser facilmente modificada.

Mesmo com todos os sentidos plenamente apurados (uma boa audição, visão perfeita, etc.), o que ocorre SEMPRE em nossas vidas e no nosso cotidiano é a NOSSA interpretação do real.

Isso significa que se você acredita em algo grande, as coisas pequenas acabam se mostrando realmente pequenas. Já quando toda a atenção e energia ficam concentradas em um único problema, todas as outras coisas ao nosso redor acabam passando despercebidas… Deixamos de ver aquilo que mudou e ficou melhor!

Dessa forma, muitas das barreiras aparentemente intransponíveis, dores que parecem insuportáveis, problemas sem soluções e previsão de melhorias são na verdade apreensões subjetivas que fazemos desse mundo externo… São aquelas compreensões momentaneamente limitadas e cegas que conseguimos ter sobre os fatos e que interrompem o fluxo de nossas ações e pensamentos.

Para uma mesma nuvem que se parece com um fantasma sombrio e assustador assumir o formato de um sorvete refrescante, basta você mudar o seu olhar.


Deixe seu comentário

  • Camila Suany

    Uma vez vi um artigo sobre a percepção das cores, descobri que todos vem de forma diferente o meu vermelho não é como o seu vermelho. E o seu artigo Rafael para mim faz muito sentido, se olhar pelo lado filosófico motivacional acredito que vivo essa filosofia de vida, ser realista mas de uma percepção positiva da vida.
    Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento, forte abraço de uma das pessoa que te admira.

    • Exatamente, Camila! Se uma criança aprende a chamar o amarelo de vermelho, aliás, crescerá achando que assim o é.
      Obrigado pelo comentário e por compartilhar também suas ideias aqui.
      Um abraço!

  • Pingback: Realidade é o que você percebe – Rafael Baltresca | osmarfpereira()

  • Jefferson Gabriel

    Olá Rafael, estou adorando as aulas, estou utilizando bastante o que venho aprendendo contigo e gostaria de saber se tens programação para algum treinamento presencial fora de São Paulo, em Minas Gerais ou Goias, quero muito realizar seus treinamentos, todavia, devido ao tempo disponivel, ir a São Paulo se torna um fator crucial! Parabens pelo seu trabalho, saiba que sou seu Fã!

    • Rafael Baltresca

      Obrigado, Jefferson! Ainda sem previsão para cursos fora de SP…
      Mas venha fazer a nossa formação! Será nos dias 21 e 22/10 (final de semana). 😉
      Um abraço!

Rafael Baltresca

Rafael Baltresca é palestrante, facilitador e hipnólogo corporativo. Atua desde 2004 como conferencista dentro e fora do Brasil.
Secured By miniOrange