PHONE NUMBER :

+01 (977) 2599 12

EMAIL ADDRESS :

[email protected]

Pesquisar
Close this search box.

Viajar em família: um remédio para a sua saúde.

Planejar uma viagem envolve diversas etapas e tarefas que nem sempre são muito simples. Realizar tudo isso coletivamente então… Decidir um destino, escolher as datas e pensar no orçamento podem ser atividades mais benéficas do que se imagina quando feitas em grupo.

As vantagens de se realizar atividades físicas são quase que óbvias para a população de uma forma geral. Independentemente do nível de conhecimento e instrução acadêmica, sabemos que nosso corpo responde aos estímulos físicos, bem como aos alimentos que ingerimos. Manter uma alimentação saudável é outra proteção para o nosso corpo e que já temos como instituída na sociedade (ainda que os comportamentos não correspondam à ideia). Mas viajar em família como um remédio para a saúde?

Viajando em família: liberte-se do estresse

Viajar é poder conhecer e aprender sobre culturas diferentes, descobrir novos lugares, aproveitar para descansar ou extravasar, caminhar mais ou relaxar… Enfim, é a oportunidade para se viver momentos únicos e longe da rotina e das obrigações do dia-a-dia. 

Talvez você pense “Ah, mas isso só é tranquilo assim quando se é solteiro e não se tem filhos…”  (leia também o meu artigo “Ser pai” clicando aqui)

De acordo com estudos recentes e para especialistas em relações familiares, as famílias que conseguem viajar JUNTAS se reabastecem física e emocionalmente. Isso porque grande parte dos problemas e estresses do cotidiano familiar estão relacionados à rotina pesada de trabalho somada ao cumprimento da agenda escolar dos filhos: tem hora para deixar na escola, hora de ir buscar, as refeições para preparar, tensões nas semanas de provas, reuniões de pais, atividades extras, deveres de casa, uniforme para cuidar, hora para dormir, hora de acordar…

sns-201712291834--tms--kidmoneyctnsr-a20171231-20171231Tudo isso desaparece no período de férias e pode ser ainda mais benéfico quando se investe nas viagens em família. Muitos pais se preocupam com as férias escolares e antecipam um problema que nem sempre existe: o que fazer com o tempo livre dos filhos? Planeje pequenas (ou grandes) viagens!

Além de estreitar a relação do casal, o aumento do convívio familiar e do afeto envolvido nestes momentos beneficiam especialmente as crianças, tanto na sua saúde física quanto mental.

Permitir que as crianças e os adolescentes participem da escolha do destino, por exemplo, faz com que eles se sintam incluídos na família e aprendam a participar de um processo de decisão coletiva.  Os filhos se beneficiam do entendimento da viagem como uma atividade em grupo, desenvolvem habilidades de planejamento, negociação, resolução de problemas, e os pais se libertam do estresse e do fardo de resolverem tudo sozinhos.

Para onde ir e o que fazer?

Para que a tarefa/privilégio de viajar em família funcione como um verdadeiro remédio para a sua saúde, basta um passeio de final de semana. Sair para comer algo diferente com a família ou passar uma tarde em um lugar novo já são altamente válidos para promover um bem-estar entre pais e filhos.

É fato que qualquer saída hoje, por mais simples que seja, envolve gastos: você precisa de dinheiro para o transporte ou gasolina e estacionamento, dinheiro para comer… E quando esbarramos neste item, na parte financeira da coisa, o que era um santo remédio, para muitos, torna-se uma dor de cabeça. 

Quantas vezes você já deixou de viajar em família por falta de dinheiro? E quantas vezes, também, não te faltou dinheiro por faltar, antes de tudo, um planejamento? Tudo isso vai contribuindo para a perda da saúde, de oportunidades e de momentos de felicidade e prazer na vida.

Mudar essa realidade é muito mais simples do que você imagina… O investimento, porém, sairá um pouco mais caro do que o calculado: é preciso doar o seu tempo. 

Dedique algumas horas do seu dia (aquelas que você costuma perder nas redes sociais por exemplo) para pesquisar eventos gratuitos em sua região ou sugestões de passeios e viagens que caibam no seu orçamento. Pare por mais 30 minutinhos para assistir à entrevista sobre Planejamento Financeiro publicada aqui no nosso site (clique aqui para conferir)

Por fim, aproveite este recurso tão valioso que é o seu tempo para oferecer a você e sua família o bem-estar que tanto merecem e os momentos que juntos desejam ter. 

viagem

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest
SOBRE
RAFAEL BALTRESCA

Professor e palestrante desde 1999. Formado em Engenharia Eletrônica, iniciou sua carreira dando aulas de cálculo numérico e lógica de programação em escolas especializadas em reforço ao universitário.

ÚLTIMOS EVENTOS
PALESTRAS PRESENCIAIS E ONLINE